Comida típica chinesa

Comida típica chinesa

Um conhecido epíteto chinês diz: “A comida é o paraíso” e como é correcto! A cozinha chinesa é uma das mais antigas do mundo… com mais de 4 milénios de história e tradição, evoluiu para uma gastronomia única, crescendo e expandindo-se até aos dias de hoje. Famosas pelo arroz e pela comida exótica, as suas técnicas foram aperfeiçoadas para oferecer pratos requintados com uma forte identidade cultural. Alguns dos alimentos têm significados particulares, os mais proeminentes dos quais são: boa sorte, união, comemoração e melhores votos.

Pote quente

A panela quente é toda a fúria da cidade! A panela quente, um alimento originário do norte da China, é servida em muitos restaurantes e simboliza boa sorte e prosperidade. Porque se tornou tão popular durante o ano passado? Os clientes fazem parte da experiência, escolhem os ingredientes, adicionam-nos à panela e cozinham em lume médio até estarem prontos. O Pote Quente é composto por um caldo aromatizado: original, picante, cogumelo ou tomate. Para além da carne, o molho que a acompanha e os legumes cozidos.

banner tienda en post

Pato de Pequim

Um dos pratos mais prestigiados e representativos é o Pato de Pequim, estaladiço por fora e tenro por dentro, conhecido em alguns lugares como “o deleite do céu”. Foi cozinhado pela primeira vez durante o período imperial na China antiga, há cerca de mil anos atrás. No final do século XIX, este prato foi movido para fora das paredes do palácio, para diversão popular. O pato de Pequim é feito de carne de alta qualidade, assado sobre carvão ou lenha e servido em fatias finas com tortilhas, feijão doce ou soja.

Arroz frito

Cansado de preparar alimentos complicados? Depois o seu prato ideal é arroz frito, cozinhado em três especialidades diferentes. O primeiro é arroz frito Yang Zhou, uma das mais características, ganhou o seu próprio nome na cozinha chinesa. Os ingredientes acompanhantes são: camarões descascados, presunto cortado em cubos, ovos mexidos, cenouras, cogumelos, rebentos de bambu, milho e feijão verde. Uma vez cozido o arroz, o seu aroma é realçado e é frito a uma cor amarelo-ouro. Por outro lado, há arroz frito cantonês, frito com alho picado, presunto e carne de vaca em conserva. Finalmente, o arroz frito Fujian é feito com frango, cogumelos, camarões, cenouras, vieiras, ovos, tomate e amido.

Rolos de molas

Pronto para o Ano Novo Chinês! Há muito que se comem os rolos de Primavera nesta celebração, marcando o fim do Inverno e o início da Primavera. Os rolos têm uma textura estaladiça, com um recheio doce ou salgado no seu interior. Para o recheio doce, são embrulhados com uma pasta de feijão adocicado. O recheio salgado consiste em alface, carne de porco desfiada, rebentos de bambu e cogumelos.

Carne de porco doce e azeda

Não se pode decidir apenas por um sabor? Este prato, popular em Xangai, combina um sabor doce e azedo com uma textura brilhante e gelatinosa. O ingrediente principal é a carne de porco, mas alguns restaurantes mudam a opção para frango para oferecer mais variedade no menu. O que faz com que este prato se destaque do resto é a poção: é ligeiramente revestido com farinha e depois frito para uma camada extra de crocância. O molho fácil de preparar é composto por: molho de soja, tomate, arroz em conserva, mel, amido de milho e, finalmente, água e amido de milho, que combinados criam… uma textura espessa e suculenta irresistível!

Frango Kung Pao

O famoso Kung Pao Chicken, uma especialidade de Sichuan, é um prato irresistível com um sabor fresco e picante. Há duas versões diferentes: a original e a ocidentalizada. A receita original é feita com frango Gong Bao cortado em cubos, amendoins frescos, húmidos e não torrados ou castanhas de caju. Os amendoins são primeiro vertidos no fundo de um wok com óleo quente, depois fritos até ficarem dourados, e finalmente são adicionados os outros ingredientes. No estilo ocidental, são adicionados amido de milho, legumes, molho doce e azedo e puré de alho.

Wonton

Da tradição ao prato… Wonton é um alimento que teve origem na dinastia Tang no norte da China, mas hoje tornou-se popular em todo o país. É mais comummente consumido durante o solstício de Inverno. Como é preparado? Com a palma da mão aberta, colocar a massa fina e adicionar uma pequena quantidade de recheio no centro, depois selar a borda com os dedos. São normalmente cozidos e servidos em sopa quente ou fritos. São semelhantes aos tortellini, mas um pouco mais rectangulares. O recheio pode ser carne, quer de porco ou camarão picado ou vegetais.

Dumpling

Dumpling, semelhante ao Wonton, são bolinhos chineses com uma história e cultura de 1.800 anos. Na parte norte da China, são preparados e comidos na véspera do Ano Novo chinês. As mais características são aquelas com recheio de carne e cenoura, bem como cordeiro e cenoura, carne de porco com cebola e cogumelos salteados com ovos. Podem ser cozidos, cozidos a vapor ou fritos.

Ma po tofu

Comida caseira e fácil de cozer! Característico de Chengdu, a capital de Sichuan, Ma po tofu é um dos pratos com uma tradição de mais de 100 anos. A sua comida tornou-se popular em 1862, após um pequeno restaurante operado por Chen Ma Po, as pessoas gostaram tanto do tofu que lhe deram o apelido de Ma po tofu. O seu sabor picante de malagueta e pimenta combinado com tofu tenro salteado numa base de feijão, feijão vermelho brilhante, carne de porco picada e cebolinha verde picada criam um prato saboroso e requintado para todos os paladares.

Chow mein

Chow mein significa “macarrão frito” na pronúncia cantonesa. Para fazer este prato precisa: macarrão, frango, carne de vaca ou porco. O camarão também pode ser utilizado, assim como uma variedade de vegetais como cenouras, cebolas e aipo. A massa, plana ou redonda, deve ser cozida durante muito tempo e depois, uma vez arrefecida, pode ser salteada com o resto dos ingredientes.

Bolo de lua

A quintessencial sobremesa chinesa! A gastronomia e a tradição juntam-se para criar o bolo da lua, servido durante o Festival de Meados de Outono. Simboliza a plenitude e a união, razão pela qual é comido durante esta celebração, reforçando os conceitos de prosperidade e de reunião familiar. Os bolos são redondos, pequenos e recheados com uma variedade de ingredientes, embalados em caixas de design e oferecidos como presentes à família ou amigos. A sobremesa mede cerca de 5-10 cm, a maioria tem uma pele de massa folhada com recheios doces e é servida juntamente com chá chinês.