Os melhores bolos e sobremesas japoneses

Os melhores bolos e sobremesas japoneses

A pastelaria japonesa é um mistério, como são os seus doces, são semelhantes aos do resto do mundo? Bem, a verdade é que a lista de sobremesas japonesas é interminável e pode encontrar as mais curiosas e incríveis combinações de sabores. Para começar a mergulhar neste universo, a principal (e mais óbvia) característica da pastelaria japonesa que se deve saber é a elegância. Os doces japoneses expressam delicadeza, perfeição, detalhe e requinte, sem dúvida um pedido de desculpas à sua cultura. São elaboradas como pequenas obras de arte, uma vez que cada uma delas tem um processo de elaboração único.

Embora por vezes no Ocidente possa parecer que os pratos japoneses não vão além do sushi e do ramen, a verdade é que a cozinha japonesa é muito variada. Os japoneses cuidam de todos os detalhes da sua cozinha, desde os ingredientes que utilizam até à decoração, que se reflecte totalmente nos seus pratos. Esta paixão pela fusão de diferentes sabores e texturas é o que deu origem à sua maravilhosa cultura pasteleira, um mundo inteiro de diferentes doces e bolos a não perder.

banner tienda en post

Tipos de pastelaria japonesa

Wagashi

Os Wagashi são os doces tradicionais do Japão para acompanhar a cerimónia do chá e desempenham um papel importante na sua cultura tradicional de oferta. A principal diferença em relação às sobremesas ocidentais é que não são tão doces, o seu sabor é muito mais suave. São geralmente feitos com um ingrediente raramente utilizado nas sobremesas ocidentais, o feijão vermelho, que também influencia a doçura que geram no paladar. A sua textura é geralmente firme para que possam ser cortados facilmente, mas um pouco mastigável para que sejam macios quando mordidos.

Além disso, a base inspiracional das sobremesas japonesas é sem dúvida a natureza. As suas criações andam de mãos dadas com a época do ano. É por isso que, geralmente, a forma destes bolos tende a ter motivos naturais tais como flores, folhas ou frutos. Por exemplo, antes da Primavera, os doces podem ser feitos em forma de flores de cerejeira, antes da floração das árvores, em antecipação da sua chegada.

A lista de wagashi pode ser interminável, por isso seleccionámos alguns dos mais representativos para vos apresentar:

Daifuku. Este é um dos rebuçados mais populares. Conhecido no Ocidente como “mochi”, este lanche é feito com farinha de arroz e pode ser enchido com uma variedade de sabores, embora o mais comum seja anko ou feijão vermelho.

Dango. Esta sobremesa pode ser encontrada em quase todas as bancas de comida no Japão. São bolas de farinha de arroz que podem ser apresentadas de várias formas. Uma das mais comuns é colá-las num pau longo, combinando bolas de sabores diferentes ou do mesmo sabor, embora também seja possível comê-las individualmente.

Dorayaki. Não precisa de introdução. Se alguma vez viu Doraemon, saberá do que estamos a falar. O famoso gato cósmico era louco por estes doces, que nada mais são do que bolos de esponja redondos cheios de pasta de feijão doce.

Namagáscar. Este é um dos doces mais bonitos e especiais. Feito de farinha de arroz, caracteriza-se por reflectir a estação em que é servido, tanto na aparência como no sabor. Os pasteleiros qualificados que os fazem são considerados artistas, pois aprender a fazê-los e aperfeiçoá-los pode levar anos.

Taiyaki. É um dos pastéis japoneses mais divertidos por causa da sua estética, em forma de peixe. O seu recheio mais comum é, evidentemente, a pasta de feijão vermelho. A sua preparação seria semelhante à de um waffle: a massa é tomada e vertida num molde com a silhueta do peixe. É depois cozida de ambos os lados até ficar dourada.

Cultura de bolos

A maioria dos bolos encontrados no Japão são de origem estrangeira. Foi só na era Edo que o Japão abriu as suas portas internacionalmente e começou a trazer a cultura do bolo. Desde então, os japoneses adaptaram bolos do resto do mundo e adaptaram-nos ao seu próprio estilo.

Menos doce e mais cremoso. Estas seriam as duas variações mais relevantes dos bolos japoneses. Na terra do sol nascente, a doçura excessiva não é um sabor que pareça agradável, por isso o toque de doçura é normalmente mais moderado. Além disso, as padarias japonesas estão cheias de porções individuais, o que é vantajoso se quiser provar mais do que uma destas iguarias. É um amante de bolos? Depois tome nota e tome nota porque vamos revelar os melhores bolos do Japão:

Cheesecake. Este bolo é conhecido em todo o lado, mas a versão japonesa é famosa por ser MUITO fofo. A mistura de claras de ovo, leite, açúcar e queijo cremoso resulta num bolo de queijo muito leve, parecido com um soufflé.

Baumkuchen. Esta sobremesa tem a forma de um cilindro oco. O seu interior é constituído por muitas camadas finas que quando cortadas mostram um padrão semelhante aos antigos anéis de árvores. O Baumkuchen é normalmente servido em fatias muito finas com gelado de baunilha e chocolate quente em cima.

Bolo Suíço. No Japão é mais conhecido como “bolo de enrolar” e é originário da Europa. É um bolo alongado, enrolado e recheado que é normalmente coberto com compota ou chocolate, como o braço da cigana. É um bolo tão popular no país que em todas as cidades se podem encontrar lojas exclusivamente especializadas.

Montblanc. Uma sobremesa de diferentes camadas de pão-de-ló cobertas com pasta de castanha que criam uma montanha semelhante ao Mont Blanc, daí o seu nome. As suas origens remontam a França nos anos 1600, embora não tenha chegado ao Japão até à sua internacionalização no século