O que são bolinhos de massa – como comê-los e receitas

O que são bolinhos de massa – como comê-los e receitas

Dumpling, dim sum, gyoza, xiao long bao, wonton… Não, não é um twister de língua japonesa. São nomes diferentes que provavelmente já viu no menu de algum restaurante asiático e que muitas vezes geram tal confusão que nem o nosso amigo Google é capaz de resolver. Para que ir comer a um restaurante japonês não se torne uma odisseia, deixamo-lo com este pequeno guia básico de bolinhos de massa, o pequeno lanche do Oriente que conquistou as cozinhas do Ocidente.

O que são bolinhos de batata?

Para começar, precisamos de esclarecer a dúvida mais generalizada: será que os bolinhos de massa e as sombras são a mesma coisa? A resposta é não. Dim sum significa literalmente “mordida que toca o coração”, portanto, poderiam ser considerados uma espécie de tapas ou pequenos pratos de comida. São uma tradição de Cantão, uma região localizada no sul da China, embora tenham acabado por se espalhar por todo o continente asiático. Podem ser comidos ao pequeno-almoço, almoço ou lanche, mas não ao jantar, como costumamos fazer nos países ocidentais. Além disso, são mais comummente consumidos com chá.

banner tienda en post

Os bolinhos de massa são uma espécie de soma fraca, pois consistem em pequenos bolinhos de massa recheados com ingredientes diferentes, semelhantes a uma tarte que pode ser classificada em função do recheio ou forma. Os bolinhos são geralmente feitos com diferentes tipos de farinha, tais como trigo, arroz e tapioca.

Como são comidos?

Agora que foi possível aprender o básico, é possível passar ao próximo passo deste guia: aprender sobre os tipos mais proeminentes de bolinhos de massa.

O Jiao Zi, também conhecido como gyoza na sua versão japonesa, é o mais popular. Caracterizam-se pela sua massa de trigo recheada com carne de vaca, abobrinha e gengibre. São normalmente cozidos por cozedura, embora os gyozas sejam grelhados antes de serem servidos. O tipo de fecho que têm é muito semelhante ao de um bode expiatório.

Wonton. Este tipo de bolinho é feito com farinha de trigo e ovo, e é normalmente recheado com carne de porco e camarão. Podem ser comidas de todas as formas possíveis, mesmo para acompanhar sopas. O seu fecho faz com que tenham uma forma de tortellini ou saquetas.

Har Gow, o seu segredo está na massa. É preparado com farinha de tapioca, o que lhe confere uma consistência muito característica. O recheio é normalmente de camarão e o seu aspecto é em forma de concha. É uma das variedades mais difíceis de preparar devido à elasticidade e magreza da massa, quase transparente.

Siu Mai. É muito semelhante à wonton, uma vez que é preparada com a mesma massa. No entanto, em vez de ter a forma de um saco fechado, está aberto. Isto porque é preenchido em maior quantidade e isso torna impossível a sua selagem.

Xiao Long Bao, típico de Xangai. A sua receita tradicional baseia-se num recheio de bacon e caranguejo que é embrulhado por uma massa feita com farinha de trigo. No entanto, a peculiaridade mais peculiar deste tipo de bolinho de massa é que tem caldo dentro. Além disso, tem também um ritual de consumo que consiste em dar as dentadas com pauzinhos, fazer um buraco neles, deixá-los arrefecer, e beber o caldo no interior. Depois, o resto é comido de uma só vez.

Baozi. Os Baozi são um tipo de bolinho de massa cozida a vapor com uma ligeira variação em relação aos anteriores, que é o facto de se adicionar uma pitada de levedura à massa. Como resultado, o bolinho de massa é muito mais fofo, como se fosse um pãozinho. O recheio é normalmente carne com especiarias, mas também podem ser consumidos doces como se fossem uma sobremesa.

Nem. São típicos do Vietname e são comidos enrolados numa bolacha de arroz, embora em alguns territórios perto da China seja mais comum comê-los fritos. São normalmente recheados com carne de porco e camarão e servidos com folhas de alface.

Receitas

Como fazer pastilhas de Kung Fu Panda (Autocolantes de Pote) – Receita

Como fazer pastilhas chinesas – Como Fazer Bolinhos Chineses (receita) 饺子

Ingredientes:

500 gramas (4 chávenas / 18 onças) de farinha para todos os fins.
265 mililitros (1 chávena mais 2 colheres de sopa/9 onças) água (temperatura ambiente)
Cerca de 4 chávenas (4 chávenas) de recheio de bolinhos, de preferência